O Corpo do Delito para soprano, saxofonista e mulher ciumenta


Yumi Nara - leitura-concerto de "O Corpo do delito" no Festival NOVAMUSICA, Dezembro de 2004


Obra m.oral


« ¿El cuerpo del dedito ??????

- Mucho mucho tiempo antes de ponerse fin a sus días tirándose hacia adentro de una máquina a ser chorizos mientras cantaba el aria final de Madama Butterfly al revés – última prueba de su virtuosismo a toda prueba – e incluso antes pero igual mas tarde de haber sido considerada la mayor diva del celebrísimo y mundialmente conocido Teatro Kabuki de Milán, la soprano Yo-Tampoko Noera en su tierna adolescencia, cuando aún solo era una prometedora joven sourdouée que tomaba todos los días el tranvía para seguir, para ir y seguir yendo a sus cursos en el Mannes Collège de New York, de Nueva York, conoció un hombre.»





beaucoup beaucoup

Noera Yotampoco

Un agujero

Jaquestás Portucuenta

Trou de balle & épilogue



O Corpo do Delito - versão radiofónica – Ficha técnica e artística



Alvaro García de Zúñiga, músico de formação, compõe com as palavras como se fossem notas musicais. Em O Corpo do Delito estabelece um tabuleiro de xadrez em que histórias de amor e de crime se cruzam e descruzam em diversos planos : três personagens ao mesmo tempo músicos e actores ; três biografias nas quais se adivinham histórias de personalidades marcantes do século XX. Três línguas que são também três continentes : a Europa, a Ásia e a América.


O Corpo do Delito é portanto uma peça de câmara que fala em francês, espanhol e japonês, como os seus três intérpretes.


O Corpo do Delito, para soprano, saxofone e mulher ciumenta, foi escrita na sequência do convite do saxofonista Daniel Kientzy para o METATRIO - Yumi Nara (soprano), Reina Portuondo (Sonista) e o próprio Daniel Kientzy.


Foi feita uma leitura-concerto desta peça em dezembro de 2004 com o Metatrio : Yumi Nara, Daniel Kientzy e Reina Portuondo, acompanhados por György Kurtág, filho – Festival NOVAMUSICA, Dezembro de 2004


Apresentação da versão radiofónica dia 23 de Abril 2007 em Berlim - por Leopold von Verschuer, Matthias Breitenbach, Alvaro García de Zúñiga e Alínea B. Issilva, na Semana do Teatro Radiofónico, organizada pela Academia das Artes de Berlim, com o apoio do Instituto Alemão de Lisboa.



blablalab